sexta-feira, 1 de abril de 2011

Simulado

1) Professor Recife 2007

Na Educação Infantil, cada atividade proposta pelo professor corresponde a uma intencionalidade pedagógica no brincar. Nessa perspectiva, recomenda-se garantir, na rotina de atividades lúdicas, que:

I. é importante considerar que o tempo de espera das crianças deve ser o mínimo possível, evitando, assim, momentos “ociosos”.

II. se deve considerar o tempo de duração das atividades de acordo com a idade da criança.

III. quanto mais novas forem as crianças, mais diversificadas devem ser as atividades.

IV. se deve ocupar sempre as crianças com atividades complexas, para que o tempo seja suficiente para atender todas elas.

V. se deve evitar ao máximo alternância entre atividades movimentadas e repousantes, com crianças pequenas.

Assinale a alternativa que contempla os itens corretos.

A) I, II e III apenas. GABARITO

B) I, III e IV apenas.

C) II, III e IV apenas.

D) II, III e V apenas.

E) II, IV e V apenas


2) Biguaçu. Santa catarina. 2007

Na prática pedagógica a possibilidade de interagir, de trocar experiências e partilhar significados é também o que garante a produção de novos conhecimentos, de novas relações dentro e fora de sala de aula. Na perspectiva de pensar a ação docente para a aprendizagem, podemos afirmar que:

I. Para o inatismo o papel do professor é facilitar que a essência se manifeste, entende-se que quanto menor a interferência, maior será a espontaneidade e criatividade do aluno.

II. No ambientalismo, há uma supervalorização do ensino, enquanto técnica a ser transmitida, uma vez que o ser humano é considerado uma folha em branco.

III. No construtivismo piagetiano, o ser humano é estruturado por mecanismos próprios, que não se reduzem ao social, sendo determinados principalmente pela maturação biológica.

IV. Na perspectiva histórico-cultural, o ser humano é considerado como um ser multideterminado, ou seja, integra numa mesma perspectiva, o homem enquanto corpo e mente, enquanto ser biológico e social, enquanto membro da espécie humana e participante de um processo histórico.

A alternativa correta é:

a) Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.

b) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

c) As assertivas I, II, III e IV estão corretas. GABARITO

d) Apenas a assertiva IV está correta.


3) Uma professora, que acredita que os alunos não podem ser considerados como seres passivos no processo ensino-aprendizagem, entende que a aprendizagem ocorre quando os alunos interagem com seus objetos de conhecimento, formulam hipóteses sobre os mesmos, testam essas hipóteses e, se for o caso, modificam- nas. Assim, ela planeja suas ações pedagógicas de modo a criar situações-problema que desafiem os alunos e os levem a buscar soluções. A prática pedagógica dessa professora inspira-se nas idéias de:

a) Freud.

b) Binet

c) Skinner.

d) Piaget. CERTA

e) Vygotsky


4) Biguaçu. Santa Catarina. 2007

A aprendizagem é o processo através do qual a criança se apropria ativamente do conteúdo, da experiência humana, daquilo que o seu grupo social aprendeu.

Nessa perspectiva pensar a aprendizagem numa leitura de Vygotsky (1896-1934) implica reconhecer que:

I. Vygotsky alerta que a construção do conhecimento parte do individual para o social, em seu entender a criança já nasce num mundo social e, desde o nascimento constrói sua visão desse mundo.

II. Vygotsky postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos independentes de modo que quanto mais desenvolvimento, mais aprendizagem.

III. Vygotsky enfatiza que pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o início da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores.

IV. Vygotsky postula que a aprendizagem segue uma seqüência fixa e universal de estágios e mediações.

A alternativa correta é:

a) As assertivas I, II, III e IV estão corretas.

b) Apenas a assertiva III está correta. GABARITO

c) Apenas as assertivas I e II estão corretas.

d) Apenas as assertivas III e IV estão corretas.


5) PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO VERDE/MT 2010

Segundo o Referencial Curricular para Educação Infantil, a criança é um ser social que nasce com capacidades afetivas, emocionais e cognitivas. Deseja estar próxima às pessoas e é capaz de interagir e aprender com elas de forma que possa compreender e influenciar seu ambiente. Porém, para se desenvolver, precisa aprender com os outros, através dos vínculos que estabelece.”

Se as aprendizagens acontecem na interação com os outros e, considerando a afirmativa anterior, são recursos utilizados pelas crianças:

I. A imitação e o faz-de-conta.

II. O brincar.

III. A oposição

IV. A linguagem.

V. A apropriação da imagem corporal.

Estão corretas apenas as alternativas:

A) I, II, III

B) I, III, IV

C) II, III, IV, V

D) I, II, III, IV, V GABARITO

E) II, IV


6) PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO VERDE/MT 2010

Construir uma proposta pedagógica para a Educação Infantil significa:

I. Além de contemplar o educar, cuidar e brincar, as ações pedagógicas para auxiliar crianças contemplam também princípios éticos, políticos e estéticos e são desenvolvidas com autonomia pelas instituições a partir das orientações legais.

II. A elaboração, a implementação, o acompanhamento e a avaliação das propostas pedagógicas seguem os princípios de participação, compromisso, contextualização, historicidade, unidade, intencionalidade, consistência, coerência, provisoriedade e organização.

III. Adotar posturas condizentes para o desenvolvimento das capacidades cognitivas o quanto antes, para que as crianças possam ir aos poucos, adaptando-se às necessidades da sociedade vigente.

IV. Respeitar o estabelecido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil na escolha das concepções, das metodologias e das estratégias pedagógicas.

Estão corretas apenas as afirmativas:

A) I, II

B) I, III, IV

C) I, II, IV GABARITO

D) III, IV

E) II, III


7) PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO VERDE/MT 2010

Vygotsky e Piaget concebem a criança como um ser ativo, atento, que cria hipóteses sobre seu ambiente. Entretanto, há diferenças como cada uma concebe o processo de desenvolvimento.” Considerando estes dois grandes estudiosos, está INCORRETO afirmar que:

A) Piaget privilegia a maturação biológica e Vygotsky, o ambiente social.

B) Para Vygotsky, o desenvolvimento da aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente e ocorrem simultaneamente.

C) O desenvolvimento e a aprendizagem para Vygotsky são independentes, e apenas a aprendizagem proporciona o desenvolvimento. GABARITO

D) Vygotsky propõe um conceito para explicar a defasagem existente entre a resolução individual e social de problemas e tarefas cognitivas. Esse conceito é chamado como Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).

E) Piaget em sua teoria, explica que o indivíduo desde o seu nascimento constrói o conhecimento, teoria esta conhecida como Epistemologia Genética ou Teoria Psicogenética.


8) PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO VERDE/MT 2010

Conforme os Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil, os profissionais que atuam nas Instituições Públicas de Educação Infantil devem, EXCETO:

A) Ser selecionados e avaliados, considerando o conhecimento de seus direitos e deveres, assim como o compromisso com a ética profissional e a dedicação constante para seu desenvolvimento e aperfeiçoamento profissional e pessoal.

B) Ser substituídos, sempre que necessário ou no período de férias, por qualquer outro profissional, independente da sua formação, bastando para isto ter a idade exigida. GABARITO

C) Caso ainda não possuam a formação mínima exigida por lei, devem obtê-la com o apoio da instituição onde atuam e com o apoio do sistema de ensino.

D) Ter habilitação em nível superior em pedagogia, admitindo-se como formação mínima, a oferecida em nível médio na modalidade Normal.

E) Ser selecionados por meio de concurso público para o cargo.


9)PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA D.









10)PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA D


11)PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA B


12)PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA D


13)PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA A








14) PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA C


15) PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA B


16) PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA B















17) PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA D


18) PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA D


19) PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA C


20) PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA E














21) PREFEITURA DE CANTAGALO / RJ 2010

GABARITO: LETRA B







Nenhum comentário:

Postar um comentário